Vejamos, os poços de monitoramento são instrumentos permanentes que permitem acesso direto ao aquífero e consequentemente é uma forma de recolher amostras de agua subterrânea. A partir desses poços é possível realizar o reconhecimento das características e condicionantes hidrogeológicos dos locais.
As principais avaliações feitas por meio de um poço de monitoramento são a caracterização hidráulica dos aquíferos, a medição do nível de agua e caracterização de possíveis contaminantes do lençol freático, a coleta de amostras para a avaliação da qualidade das aguas, além das análises químicas, físicas e biológicas das aguas subterrâneas.
Agora já sabemos de forma resumida o que são e para que são utilizados os poços de monitoramento ambiental, também é interessante saber como eles são instalados.
A instalação dos poços pode ser realizada através de sondagem manual ou com equipamentos mecanizados de sondagem, de acordo com o procedimento determinado pela ABNT 15495-1: 2007, que estabelece as condições mínimas exigidas para a construção de poços de monitoramento e fornece subsídios para a elaboração de projetos de redes de monitoramento das águas subterrâneas.